Por que falamos em Mobile First?

As buscas on-line estão em constante crescimento e o Google não esconde o fato de que cada vez mais usuários fazem suas buscas através de dispositivos móveis.

Desde alguns meses, o próprio Google mudou a maneira de indexar sites, começando a considerar como principal a versão móvel. Até agora, porém, sempre tinha dado maior peso à versão desktop. Falamos do Mobile-First Index. Daí a necessidade de começar a projetar sites mais orientados para dispositivos móveis. Ao lado do projeto caminha de mãos dadas a otimização.

Mobile First é uma nova abordagem ao web-design projetada para otimizar os websites para dispositivos móveis. É uma estratégia que coloca o dispositivo móvel em primeiro lugar, concentrando-se na criação e otimização de páginas para a navegação móvel.

Esta é uma verdadeira novidade, pois até agora o ponto de partida era sempre a criação do site para desktop, com muitas funções gráficas e criativas, perfeito para um monitor grande. Somente mais tarde (e nem sempre) foi considerada a opção móvel, mas não lhe foi dada a mesma importância. A estratégia Mobile First tem prioridades diferentes. Ele se concentra no essencial, garantindo um ótimo desempenho em cada tipo de dispositivo móvel. Não investe tempo e esforço excessivos na programação e propõe um projeto que se adapta a cada smartphone, eliminando funções ou detalhes supérfluos.

O primeiro passo é definir quais são realmente os principais aspectos das ofertas e páginas, seja em termos de texto, gráficos ou conteúdo multimídia, ou em termos de funções e módulos. Portanto, o conteúdo deve ser curto e conciso e a estrutura simples e concisa, sem necessariamente ter que abrir mão das coisas importantes.

Apesar das grandes vantagens que a abordagem Mobile First oferece, a versão desktop do site não deve ser negligenciada, pois ela ainda é importante.