Tudo o que você precisa saber sobre unhas
As unhas são uma parte importante (e muitas vezes negligenciada) de nossos corpos. Elas são compostas de camadas de queratina, uma proteína dura que protege os tecidos abaixo dela. As unhas continuam a crescer a cada mês: estima-se que as unhas das mãos cresçam cerca de 3,5 mm por mês, e as unhas dos pés cresçam cerca de 1,6 mm por mês.
A saúde das unhas é de fundamental importância para estabelecer o bem-estar do resto do corpo também. Se as unhas são lisas e têm uma cor uniforme, isso pode significar que o resto do corpo está bem. Por outro lado, unhas que apresentam dificuldades para crescer, estratificadas e descoloridas geralmente significam que há problemas com o coração, rins, pulmões e fígado, ou deficiências vitamínicas.
Alguns problemas de unhas podem ser um sinal de problemas importantes que precisam ser resolvidos. Por exemplo, se você notar que elas mudam de cor, ficam amareladas, há um descolamento da unha de sua posição, ficam baças, brancas, irregulares ou com covinhas, é melhor consultar um médico para avaliar quais podem ser os problemas subjacentes. Em resumo, as unhas são um pouco “o espelho de nossa saúde e entender que tipo de problemas elas têm nos dá uma indicação da condição corporal como um todo.
Dicas para o cuidado com as unhas
As unhas devem ser sempre mantidas limpas e bem cuidadas para que tenham sempre uma boa aparência. Mas como você cuida de suas unhas? Aqui estão algumas dicas da vida cotidiana que podem nos ajudar a mantê-los sempre bonitos e saudáveis.
Por exemplo, é bom evitar usar as unhas como se fossem uma ferramenta: não abra as garrafas e não as use como alavanca. Onychophagia é um problema generalizado que pode esconder problemas como estresse e ansiedade. Comer as unhas pode danificá-las permanentemente e pode levar a infecções de vários tipos.
É por isso que você deve evitar comer suas unhas e mantê-las sempre secas e limpas para evitar a proliferação de microrganismos. Mantenha-as sempre curtas, cortando-as da maneira correta: as unhas não devem ser arredondadas nas laterais quando são cortadas, mas você deve sempre usar limas para evitar que fiquem muito grossas. Além disso, é melhor cortá-las após o banho, quando elas são mais macias.
Corte-as curtas, com uma forma quadrada, ligeiramente arredondada na ponta. As unhas devem ser hidratadas com um creme especial todos os dias, assim como a pele. Se forem particularmente frágeis, pode ser útil usar um esmalte endurecedor e nutritivo que as fortaleça. Uma fina camada de esmalte também pode hidratar a unha, mas deve ser removida e reaplicada a cada semana. Para proteger suas unhas dos pés, você deve usar sapatos confortáveis, evitando aqueles que pressionam muito os pés e podem doer ou deixar suas unhas encravadas. Nunca ignore a existência de um problema, como uma unha encravada, ou um problema como a micose, ou descoloração: nesses casos, vá imediatamente ao médico para encontrar uma solução ideal. Se suas unhas dos pés forem difíceis de cortar, mergulhe seus pés em água morna e salgada antes de cortá-las.
Não use unhas artificiais para esconder infecções ou problemas, pois estes podem piorar se as unhas não respirarem corretamente. Ao usar chinelos e sandálias para a piscina, tome cuidado com as piscinas públicas onde fungos e infecções estão frequentemente presentes. Seguindo estas simples dicas será mais fácil manter suas unhas bonitas, cuidadas e saudáveis, mesmo sem tratamentos de beleza especiais, que podem ser indicados, no entanto, quando você quiser dar um toque extra de encanto às suas mãos ou pés.