Como combinar papel de parede

Cada vez mais pessoas estão escolhendo papel de parede para decorar as paredes de suas casas. É, de fato, uma escolha da moda hoje: barato, fácil de aplicar, mutável e extremamente imaginativo, o papel de parede é uma solução ideal para aqueles que querem personalizar 100% as paredes de sua casa sem gastar muito. Entretanto, em alguns casos é difícil usar o papel de parede correto e você tem grandes dúvidas sobre como combiná-lo com um quarto, com os móveis, com as cores da casa.

Devemos tentar pensar cuidadosamente sobre a combinação, pois às vezes cometer um erro significa criar contrastes que não são agradáveis ou que podem tornar-se enfadonhos depois de algum tempo. Há um papel de parede para cada eventualidade: basta escolher o melhor para associá-lo a uma sala. Na escolha, é preciso levar em conta tanto a cor quanto a nuança, mas também o estilo do próprio papel de parede.

Papel de parede clássico. Normalmente é um modelo com estampas de flores, ou geométricas, muito lineares ou mesmo com uma única cor. Neste caso, a solução é decorar uma sala que é muito clássica em termos de móveis. Tenha cuidado para combinar este tipo de papel de parede clássico com móveis vintage: o efeito final, ao invés de ser desejado, poderia parecer apenas velho.

O papel de parede com cores quentes, como laranja, amarelo, vermelho, é ideal para as áreas onde se vive mais durante o dia: cozinha, sala de jantar, sala de estar. Neste caso, estas cores alegres transmitem calor e bem-estar, e estimulam a sociabilidade.

Neste caso, sempre com cores quentes, você pode optar por um papel de parede clássico ou uma Pop Art, ou mesmo, se quiser impressionar, um papel de parede dos anos 70 para um estilo vintage. Papel de parede verde. O papel de parede verde está associado à natureza, frescor e relaxamento. É bom para a sala de estar, nas muitas tonalidades e tons de verde (e também talvez com motivos florais, plantas, etc.). Você pode dar vida a um lugar muito relaxante usando esta cor, talvez com papéis com motivos naturalistas impressos e árvores, animais também estilizados, e assim por diante. O papel de parede com motivos naturalistas e estilizados é ideal para a sala de estar, para criar um ambiente de relaxamento, tranquilidade, descanso e sociabilidade, mas também pode ser bom para o quarto de dormir.

Papel de parede de cor escura (como o cinza escuro, roxo e azul). Estas são cores profundas e nem sempre é muito fácil combiná-las com sucesso em casa. Recomendamos optar por variantes mais leves como lilás, azul claro e cinza claro para o estudo ou quarto, e combiná-lo com arte pop ou papel de parede estilo vintage para não tornar o quarto muito pesado.

Papel de parede com padrões geométricos ou variantes florais, sempre e somente em cores relaxantes, também é bom para o quarto das crianças.