Tratamento da calvície: métodos para recuperar cabelos volumosos

A calvície é um problema: não adianta negá-lo! Seja homem ou mulher, não importa: quando você perde seu cabelo, você também perde muita auto-estima. É impossível viver bem com este problema, portanto, e isto é verdade para a maioria das pessoas que sofrem com isso e procuram métodos de reconstrução capilar.

Então, o que você pode fazer para ter seu cabelo de volta? Existem diferentes técnicas, algumas mais modernas e outras menos. O objetivo comum de todos eles é restaurar a confiança daqueles que sofreram queda de cabelo.

Entretanto, antes de chegarmos ao cerne da questão, deve ser enfatizado que não há apenas um tipo de queda de cabelo. Embora todos pensem imediatamente em alopecia androgenética (calvície) quando se fala em queda de cabelo, deve-se ressaltar que esta não é a única causa. Há, de fato, muitos fatores que influenciam isto e é sempre necessário ter uma visão geral, de modo a resolver o problema subjacente a montante.

Seja a alopecia relacionada ao estresse, a alopecia androgenética, a alopecia causada por uma má alimentação ou qualquer outra causa, o que estamos interessados em explorar aqui são as várias técnicas para a obtenção de cabelos volumosos novamente.

Como colocar seu cabelo de volta na cabeça: as várias técnicas

Costumava haver poucas soluções para a calvície. A única forma recomendada era o transplante capilar. Ainda hoje esta é uma solução que é levada em consideração, mas existem algumas alternativas válidas que analisaremos mais tarde. Nesses casos, os folículos que ainda estão ativos são salvos, e uma espécie de autotransplante é realizada. Embora a técnica esteja ficando cada vez melhor, e os médicos tendem a não mostrar a cicatriz de forma alguma, recriando uma linha do cabelo que é bastante natural aos olhos, deve-se dizer que esta operação é sem dúvida dolorosa, assim como extremamente invasiva. Além disso, os resultados nem sempre são 100% garantidos e os cabelos podem não reaparecer tão saudáveis e fortes como antes.

Há também uma alternativa médica e farmacológica. Isto significa que medicamentos e suplementos são administrados para tentar recrescer o cabelo perdido ao longo do tempo. Ao contrário do transplante, as chances de sucesso são ainda menores, e é por isso que em muitos casos é aconselhável recorrer a outra coisa, sempre após uma análise cuidadosa da situação pessoal. Cada caso, de fato, é único, como é bem conhecido afinal de contas.

Aqui, então, muitas vezes ouvimos falar sobre a tricopigmentação. O que é isso? Uma técnica bastante inovadora, projetada para não ser dolorosa e invasiva. Um pigmento é introduzido na derme, a fim de obter um efeito de cabelo raspado. Deve ser enfatizado que a pele não é danificada e que não é de forma alguma um resultado permanente e, portanto, não removível. Não é uma tatuagem real e, portanto, deixa amplo espaço para escolha.

Além destes remédios, há também a terapia a laser para o cabelo, mesmo se ainda hoje nos perguntamos se este é realmente um suporte válido para o recrescimento do cabelo. Como você pode ver, há muitas dicas e técnicas diferentes: o que importa é poder entender como tudo isso deve ser adaptado à sua própria situação.