Fortaleça suas unhas através de dieta

A dieta tem uma profunda influência sobre o bem-estar do corpo. Comer bem, portanto, significa também cuidar de si mesmo, cuidar de seu bem-estar. Graças a uma dieta saudável, você pode manter suas unhas fortes e saudáveis, e o mesmo vale para o resto do corpo.

As unhas fazem parte da epiderme e são compostas de células mortas, ricas em queratina, e embora se caracterizem por uma certa força, elas podem sofrer de deficiências nutricionais.

Os problemas das unhas, se você não seguir uma dieta suficientemente rica e variada, podem ser fragilidade e desbaste, que podem depender de estresse, trauma, infecções, doenças, mas também de uma dieta pobre ou errada.

Uma dieta saudável e equilibrada é a melhor maneira de garantir que as unhas e os cabelos sejam saudáveis e fortes: mas o que comer para contribuir para o seu bem-estar? Alguns alimentos e minerais são particularmente importantes para as unhas.

Cálcio: O cálcio é conhecido por fortalecer os ossos e também as unhas. Torna-as mais fortes: está contido no leite, queijo, iogurte, sementes de gergelim e vegetais de folha média a grande.

Zinco. O zinco é essencial para o crescimento saudável e regular das unhas. É encontrado em queijo, ovos, leite e feijão.

Ácidos graxos ômega-3. Estes são ácidos graxos que mantêm a unha sempre hidratada e evitam que ela se quebre e seja fragilizada. Os ácidos graxos Ômega 3 podem ser encontrados em peixes como sardinhas, salmão, pescada, truta.

Proteína. As proteínas dão força às unhas e podem ser encontradas em peixes, carnes vermelhas, ovos, cereais, nozes.

Os aminoácidos essenciais são considerados os blocos de construção das proteínas; eles devem ser tomados com alimentos porque o corpo não os produz em quantidades adequadas. Aminoácidos essenciais também podem ser encontrados em alimentos vegetais como soja, algas e leguminosas, cereais e sementes.

Biotina. A biotina torna as unhas mais grossas e mais fortes. É encontrada em ovos, cereais, nozes e leite.

Vitamina C. É encontrado principalmente em frutas cítricas, cerejas, morangos, brócolis, alface.

Vitamina E. Ela pode ser encontrada sobretudo em alimentos de origem vegetal, por exemplo ervas aromáticas, amêndoas, abacates, germes de cereais e sementes.

Ferro: o ferro melhora o metabolismo celular. A deficiência de ferro, por outro lado, pode tornar as unhas mais fracas. É encontrado em cereais e legumes verdes escuros, também em carne vermelha.

Suplementos alimentares para unhas

Como já dissemos, tomar esses elementos através dos alimentos é de suma importância porque permite fortalecer suas unhas. No entanto, caso não sejam suficientes, você também pode tomar suplementos orais para unhas. São suplementos que compensam déficits específicos, e seria sempre melhor se fossem prescritos pelo médico em todos os casos em que não é possível ingerir os nutrientes necessários através dos alimentos. Se você não puder seguir uma dieta adequada, seu médico pode sugerir a complementação com algum produto ad hoc, como o uso de suplementos dietéticos à base de silício orgânico.

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